O projeto ganhou vida no ano de 1993. Inicialmente, com a denominação de Encontro de Bateristas, recebia músicos bateristas para workshops e apresentações em escolas de música e teatros na cidade de Cascavel-PR.
Ao passar as primeiras edições, estes bateristas traziam baixistas, tecladistas, guitarristas, percussionistas e outros instrumentistas para dinamizar suas performances, o que levou a chamar o projeto de Brasil Instrumental com a criação de etapas vinculadas com a marca do projeto Cascavel Jazz Festival em outros municípios paranaenses, além de outros estados brasileiros .
O grande objetivo do projeto sempre foi de promover a música instrumental e trazer aos palcos os melhores músicos do cenário nacional. Proporcionando uma integração musical com workshops gratuitos para discutir novos assuntos e técnicas musicais visto que o grande público era majoritariamente formado por músicos locais e estudantes de música que puderam aperfeiçoar suas técnicas.
No ano de 2022, retomamos o projeto. Agora intitulado de Cascavel Jazz sentimo-nos gratos em poder realizar esse projeto e observar a nova geração em plena maturidade musical.